Seção de atalhos e links de acessibilidade

Aluna de Nova Olímpia conquista terceiro lugar no concurso de redação estadual

  • Publicado em 03/12/2015

Fonte: Nélson Alves - Da Redação

A estudante novaolimpiense Hosana da Silva Oliveira, da escola Estadual Professora Francisca de Souza Alencar  se destacou no concurso de redação promovido pela Secretaria de Estado de Educação em homenagem aos 150 anos do  Marechal Rondon, com o tema “Rondon: de sertanista sonhador a desbravador de fronteiras”. O resultado foi divulgado no dia 27 de novembro e pode ser conferido no site da Secretaria de Estado de Educação-SEDUC.

Hosana competiu na categoria Poema para alunos do 2º ano do 2º segmento (a antiga oitava série) do EJA-Educação de Jovens e Adultos e ficou em terceiro lugar com o poema intitulado ‘Marechal Rondon’, contando de forma ritmada a trajetória e os feitos do patrono das telecomunicações. Ela foi orientada pela professora de Língua Portuguesa, Suzana Maria de Aquino.

O concurso reuniu milhares de estudantes distribuídos por 191 escolas de todo o estado que inscreveram trabalhos desenvolvidos pelos alunos durante todo o ano letivo nas modalidades de desenhos, poemas e artigos de opinião. Eles foram divididos por etapas escolares, sendo que o 1º Ciclo do Ensino Fundamental desenvolveu desenho; o 2º e o 3º Ciclo e a Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental trabalharam poema, enquanto os estudantes 1º, 2º e 3º anos e Educação de Jovens e Adultos do Ensino Médio escreveram um artigo de opinião sobre o Marechal Rondon. Os três melhores são premiados. Os alunos vencedores e seus respectivos professores participarão do Encontro dos alunos premiados que se realizará em Cuiabá, em data, horário e local a serem definidos por ocasião da Cerimônia de Premiação, posteriormente divulgada no Portal do Governo do Estado de Mato Grosso e no Portal da Seduc.

ANO DE RONDON - O concurso faz parte da celebração dos 150 anos de nascimento de Cândido Mariano da Silva Rondon, mais conhecido como Marechal Rondon. O Concurso visa avaliar a capacidade de criação e expressão, por desenho e pela escrita e o conhecimento dos alunos do ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos sobre a vida e a obra de marechal Cândido Rondon, Patrono da Arma de Comunicações do Exército Brasileiro.

 

POESIA – MARECHAL RONDON

Hosana da Silva Oliveira - Ensino Fundamental - EJA (2º Ano/2º Segmento) - Escola Estadual Professora Francisca de Souza Alencar

 

Vou contar a História

De um homem desbravador

Cândido Mariano desbravando Mato Grosso

Sem medo e sem pudor

 

Enfrentando tribos de índios

Fazendeiro e agricultor

Desbravando matas de grande valor

Tirando ouro e riquezas

Das nossas matas salvou

Virou-se grande senhor

Homem muito respeitado

Até pelo governador

 

Cortando tudo a machado

Barcos ele criou

Enfrentando doenças

Mas nem por isso parou

Conhecendo as tribos dos indíos Bacairé e Guaporé

Muito ele ajudou

 

Na construção das linhas telegráficas

Ele ordenou

Começou atravessando o sertão

Com elas, ele cruzou

De Cuiabá ao Araguaia

E por Goiás ele passou

Como um relâmpago que o seu brilho ficou

Chegando em Cuiabá até o Acre ele emocionou

 

Rondon pai dos índios

Pai de grande valor

Rondon homem respeitado

Pelos estrangeiros no exterior

Deixando essa frase

O mundo ele emocionou

“Morrer se preciso for

Nunca tirar a vida que Deus criou”.

 

Privacidade