Seção de atalhos e links de acessibilidade

3º CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE DEFESA DOS DIREITOS DA PESSOA IDOSA EM NOVA OLÍMPIA

  • Publicado em 21/03/2019

A III Conferência Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa foi convocada pela Resolução Nº 02/2019 do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa - CMDI e, será realizada na próxima sexta feira (29), no Centro de Referência de Assistência Social do Município de Nova Olímpia – CRAS, localizado na Rua Pedro Pedrocian, s/n. º - Bairro Jardim das Oliveiras, a partir das 07h30, e suas inscrições podem ser realizadas no momento do credenciamento.

O Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa – CMDI, criado pela Lei Municipal nº 889, de 20 de Maio de 2010, com sede e foro no Município de Nova Olímpia  – MT, é um órgão colegiado de caráter público, vinculado administrativamente à Secretaria Municipal de Assistência Social. A Conferência é o momento de discussão e formulação das políticas públicas que atendam a realidade do envelhecimento em todas as suas faces, que almejem a promoção do bem-estar físico, mental e social do idoso.

O envelhecimento ganha espaço nas discussões políticas e sociais, e deve ser entendido como parte integrante e fundamental no curso de vida de cada indivíduo. É nessa fase que emergem experiências e características próprias e peculiares, resultantes da trajetória de vida, na qual umas têm maior dimensão e complexidade que outras, integrando assim a formação do indivíduo idoso”, ressalta o Secretário Municipal de Assistência Social, Professor Marcos Antônio.

Em Nova Olímpia, a III Conferência Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, a qual está inserida na V Conferência Nacional de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, tem como meta propiciar reflexões, discussões e avaliações das ações referentes às pessoas idosas, e do crescente envelhecimento da população brasileira neste Século XXI e seus Grupos de Trabalhos - GTs norteados a partir do Tema Central: Os Desafios de Envelhecer no Século XXI e o Papel das Políticas Públicas.

Para discussão e deliberação das proposições na Conferência foram instituídos os seguintes GTs que seguirão os mesmos eixos de discussão da Conferência Nacional:

Eixo I – Direitos Fundamentais na Construção/Efetivação das Políticas Públicas.

Subeixos: saúde, assistência social, previdência, moradia, transporte, cultura, esporte e lazer.

 Eixo II – Educação: assegurando direitos e emancipação humana.

 Eixo III – Enfrentamento da violação dos direitos humanos da pessoa idosa.

 Eixo IV – Os Conselheiros de Direitos: seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação das políticas públicas.

 As deliberações dos debates serão encaminhadas para a V Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, a se realizar na capital do Estado, e de acordo com a Resolução Nº 02 de 28 de novembro de 2018 do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa.