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O PAPEL DO GESTOR EDUCACIONAL E O AMBIENTE E-LEARNING

  • Publicado em 29/10/2024

Autor: Antonio Veras Nunes - Yasmim Aparecida Sobrinho Nunes

RESUMO

As tecnologias permitem mudanças significativas nas organizações e nos processos educacionais, permitem acessos a informações e através dos mesmos são possíveis ser realizados comunicações de formas rápidas buscando informações a longa distância sem sair do lugar. Tratar sobre o ambiente de aprendizagem é fundamental para pensarmos na tecnologia educacional em cursos que incorporam a educação digital, seja em algumas disciplinas ou em seu currículo por completo. Do mesmo modo é imprescindível refletir sobre o papel do gestor nesse processo já que é ele quem irá decidir sobre ambientes e-learning a serem utilizados pelos professores e estudantes. Trata-se de revisão bibliográfica com caráter exploratório e metodologia qualitativa. Os meios tecnológicos influenciam no trabalho dos gestores escolares, tendo em vista que com a modernidade o trabalho que era feito manual hoje recebe o auxílio de um computador, e as informações passaram a chegar de forma rápida em tempo real, e antes o que era uma pilha de papel para ser organizado hoje tem uma memória eletrônica onde se e possível armazenar milhares de informações ao alcance de um clique, modernizando a forma de procurar documentações.

 

Palavras-chave: Gestor. E-learning. Tecnologia.

 

 

ABSTRACT

 

Technologies allow significant changes in organizations and educational processes, they allow access to information and through them it is possible to carry out quick communications seeking information over a long distance without leaving your place. Dealing with the learning environment is essential for us to think about educational technology in courses that incorporate digital education, whether in some subjects or in their entire curriculum. Likewise, it is essential to reflect on the role of the manager in this process as he is the one who will decide on e-learning environments to be used by teachers and students. This is a bibliographic review with an exploratory nature and qualitative methodology. Technological means influence the work of school managers, considering that with modernity, work that was done manually now receives the help of a computer, and information now arrives quickly in real time, and before what was a stack of paper to be organized today has an electronic memory where it is possible to store thousands of pieces of information at the click of a button, modernizing the way we search for documentation.

 

Keywords: Manager. E-learning. Technology.

1 Introdução

 

A aprendizagem no ambiente virtual, ou e-learning apresenta-se muito vantajosa se analisarmos o fato de oportunizar a autonomia do aluno, pois ele pode gerenciar seu tempo, o conteúdo, a forma que irá aprender, além disso professor e aluno, e aluno-alunos não estão juntos no mesmo espaço ao mesmo tempo, essa flexibilidade de tempo e espaço para algumas pessoas é motivadora para seguirem seus estudos a distância.

 A gestão da tecnologia educacional é o principal fundamento da gestão escolar, além disso, é responsável por olhar as práticas pedagógicas, por engajar a comunidade educativa no manuseio da tecnologia, por conseguir dar base na estrutura necessária para compor e utilizar os meios tecnológicos e por incrementar e aplicar os recursos tecnológicos em acordo do crescimento educacional, atendimento a comunidade escolar e ao fácil acesso às informações que ali perpetuam.

O objetivo do trabalho é promover práticas sistematizadas de autoaprendizagem e auto estudo e elencando os específicos incentivar e estimular práticas de pesquisa científica e produção acadêmica; favorecer a consolidação de conceitos, ideias e teorias discutidos na disciplina; auxiliar o desenvolvimento da organização do trabalho de curso final (TCF); promover reflexão e debate dos temas desenvolvidos na disciplina.

Uma gestão de qualidade requer a responsabilidade do gestor de gerar mudanças de estar comprometido e envolvido de forma significativa dentro de seu contexto educacional, atuando nos mais diversos âmbitos da comunidade escolar como, junto aos professores, as crianças, aos funcionários, as famílias e com a comunidade em geral, oportunizando uma troca de experiências, vivencias em busca de uma melhor formação humana construindo assim à frente e juntamente com estes elementos uma escola de qualidade. Ressaltamos que para entender esse processo, reconhecemos como problemática, qual é o papel do gestor nesse processo já que é ele quem irá decidir sobre ambientes e-learning a serem utilizados pelos professores e estudantes?

A justificativa se dá devido a importância de buscarmos estratégias e melhorar o desempenho nas práticas pedagógicas, já que a motivação é fundamental para o desenvolvimento humano e as tecnologias e o uso delas na educação estão intrinsicamente ligados à falta de acesso aos meios que nos rodeiam, é possível notar também, os desafios de convivência humana, dificuldade na concentração do aluno, de contato com o professor, entre outras vias. Por uma visão, se tem o lado bom de usar a internet, de não se limitar, e o papel do Gestor educacional com relação as novas tecnologias educacionais serão analisadas as práticas pedagógicas.

Trata-se de revisão bibliográfica com caráter exploratório e metodologia qualitativa.  Ao  investigar  as  competências e  funções  desenvolvidas  pelo gestor, foram destacados os preceitos pedagógicos que a instituição deve seguir, que são: analisar, avaliar  e  acompanhar  os  planos  do  ensino; sugerir  recursos  e livros; acompanhar  as  metodologias dos  professores,  analisando  aspectos que possam  vir  a atrapalhar  as  atividades da  escola; além  de organizar  reuniões  de  professores  para  concedê-los assistência  metodológica  e  pedagógica;  e estimular  e  sugerir  atividades  que  possam tornar  a  experiência  da  educação  eficiente  para  todos.

 

2 O papel do gestor educacional e o ambiente e-learning

 

A EaD é uma modalidade que vem crescendo atualmente e que possibilita aos sujeitos outras estruturas de formação, qualificação e aperfeiçoamento diante do mundo do trabalho e de suas respectivas transformações tecnológicas. A EaD vem ocupando, paulatinamente, um lugar de destaque na busca da construção de uma sociedade mais justa e igualitária, criando condições de acesso ao conhecimento e aprofundamento de estudos para uma parcela cada vez maior da população, a qual, do contrário, estaria excluída dos meios educacionais (ROCHA et al., 2007).

Na realidade, as tecnologias digitais inseriram modelos e práticas de inovação no ensino superior de natureza disruptiva, especialmente em cenarizações virtuais e desmaterialização dos ambientes de aprendizagem. De forma muito distinta do pensamento tradicional da EAD, de aprendizagem individual, tais ambientes educomunicativos calcam-se em processos de aprendizagem colaborativa e altamente sociais.

Freitas et al. (2017) explicam que foi a partir da década de 1990, devido ao surgimento e expansão da difusão da internet, que grandes mudanças começaram a acontecer em relação ao acesso à informação e à forma como as pessoas se comunicam. Essas mudanças impactam o processo de ensino e aprendizagem de forma que a educação à distância (EAD) se destaca como uma das ferramentas de maior importância na difusão de conhecimento e educação.

O e-learning, conforme os autores, será a EAD que faz uso da internet como plataforma de aplicação, tendo como forma mais adequada de utilização a educação de adultos, especialmente os que possuem experiência consolidada na aprendizagem individual e pesquisa, como nos níveis de segunda graduação e pós-graduação.

Educação/ensino a distância é um método racional de partilhar conhecimento, habilidades e atitudes, através da aplicação da divisão do trabalho e de princípios organizacionais, tanto quanto pelo uso extensivo de meios de comunicação, especialmente para o propósito de reproduzir materiais técnicos de alta qualidade, os quais tornam possível instruir um grande número de estudantes ao mesmo tempo, enquanto esses materiais durarem. É uma forma industrializada de ensinar e aprender (PETERS, 1973 apud CRUZ; et al., 2017, p. 6).

 

Moura (2017) sintetiza que a expansão da internet e das diversas ferramentas culturais descentralizadas que são associadas a ela, modificam gradativamente as rotinas, relações interpessoais, percursos formativos e de aprendizagem. Por seu turno, as universidades que incorporaram a internet, a inovação tecnológica, a rede em seus processos de ensino, aprendizagem e pesquisa, promovem a emergência de um novo paradigma de aprendizagens calcado em princípios da equidade, colaboração, interação, acesso e qualidade.

É importante mencionar que a gestão educacional da EaD também prevê decisões de planejamento, organização, direção e controle semelhantes àquelas da educação presencial do ensino superior e também se preocupa com instalações, espaço, tempo, dinheiro, informações e pessoas (MILL et al., 2006). Contudo, para os autores, é importante que o gestor da EaD esteja atento às diferenças entre ambas. A modalidade de EaD é bem mais complexa e dinâmica do que a educação presencial. Por exemplo, na EaD, há maior fragmentação do trabalho e pulverização das funções e saberes necessários à execução das tarefas, o que exige atenção especial do gestor para que existam adequadas articulações entre as partes envolvidas. 

Segundo Silva (2009), o gestor atua como um gerador de ideias, cujos pensamentos trazem ao  grupo  possibilidades  de  organizar  o  processo  educativo;  bem  como  a  chance  de romper  alguns pré-conceitos buscando sempre uma abordagem para além do tradicional. A autora loc. cit. destaca a importância desta figura para que sejam construídos novos destinos à educação e articular ações coletivas que transformem a realidade.

O gestor educacional tem a responsabilidade de gerar mudanças, de desafiar e provocar a quebra de crenças e paradigmas ultrapassados, precisa apresentar uma postura diferenciada, sempre em busca de que os objetivos da escola sejam alcançados com êxito e que a aprendizagem e o ensino ocorram de forma positiva e prazerosa para quem com ela se envolve.

O gestor precisa ser o mediador e assessor no planejamento, dos professores dentro da escola, acompanhamento, orientando e avaliando os processos educacionais. Sempre comprometido com a implantação das políticas nas escolas, valorizando e fortalecendo os canais de participação e comunicação com a comunidade escolar, sempre em busca do sucesso da escola pois depende destes agentes fazerem um trabalho coletivo para que isso se efetive.

Sampaio (2004, p. 39) reflete:

 

É necessário que os responsáveis pela educação, sobretudo a direção e a coordenação pedagógica, discutam e busquem soluções para seus problemas e dificuldades. Devem planejar e executar, acompanhar e propor analises dos resultados alcançados e empreender melhorias contínuas em seus planos de ação, sempre respaldadas pelo planejamento estratégico da instituição. Assim podem discernir sobre a inadequação do modelo pedagógico, dos métodos educacionais, desvitalizados, entediantes, avessos aos interesses, sentimentos e às reais necessidades dos alunos. Promovam, de fato, as mudanças da educação que a sociedade requer e necessita.

 

Para isto, o gestor educacional deve sempre ter paciência, dando atenção e encorajando os professores nas suas tarefas diárias, tendo compromisso com a educação e com as famílias da comunidade escolar. É fundamental para o gestor, possuir sensibilidade, a fim de construir relações afetivas com as crianças, com os professores e com a comunidade onde atua, para assim poder incentivar a autonomia e o trabalho em grupo.

O gestor educacional é um líder, o qual deve conquistar as pessoas, a comunidade escolar, envolvendo os diversos segmentos escolares na gestão participativa do trabalho da escola, incentivando o grupo de docentes, sendo agente de mudança propondo atividades instigantes, provocadoras, levando-as a novas estratégias, novas metas, objetivos e ao mesmo tempo viáveis, para transmitir confiança e imprimir uma perspectiva de sucesso.

Aktouf (1996, p. 157) complementa dizendo que: “o trabalho do gestor é extremamente variável, fragmentado, ao mesmo tempo especifico e variado, exercendo-se em situações totalmente não estruturadas, não reprodutíveis, multidimensionais”.

Gestores bem sucedidos, necessitam trabalhar em uma forma de gestão compartilhada que acontece num ambiente democrático, em que parcerias são formadas num clima de colaboração, corresponsabilidade e solidariedade no espaço de formação humana que é a escola. A colaboração, a responsabilidade, o respeito e a solidariedade são conceitos essenciais para que o patrimônio imaterial da comunidade escolar seja preservado. A participação efetiva dos alunos, dos pais e da comunidade nas decisões da escola, por meio da sua gestão, legitima a administração escolar considerando a dimensão sociopolítica.

 Essa excelência é ministrada pela escola de qualidade, pois a cada dia nela o gestor vai atuar de forma ativa e democrática, buscando a participação dos diversos segmentos que compõe a escola (profissionais da educação, alunos, pais e comunidade) acompanhando e monitorando seu desempenho e rendimento em sala de aula, auxiliando sempre que necessário nas angustias, preocupações que vão ocorrendo no dia-a-dia, garantindo assim a aprendizagem significativa de seus alunos.

Para que se construa esta educação de qualidade, é evidente que o gestor possui diversos desafios e dificuldades a serem superados, pois suas responsabilidades abrangem o envolvimento de todos os agentes educacionais; assim, uma escola não necessita apenas de uma gestor mas sim de uma equipe de gestores envolvidos e preocupados com o desenvolvimento responsável da aprendizagem em seus diversos níveis e áreas, formando um conjunto integrado e entoado de esforços.

A organização e a gestão são meios para alcançar a finalidade do ensino, é importante colocar que no momento atual, o gestor é agente essencial na construção de uma gestão democrática, participativa, atuante, envolvida, tendo foco sempre no aprendizado do aluno, é aquele que assume o papel de mediador das relações escolares.

É de extrema relevância que para que haja uma qualidade na educação os profissionais envolvidos devem priorizar uma construção coletiva em que os educandos permaneçam em um ambiente acolhedor almejando um ensino de qualidade, mesmo que os caminhos demonstrem-se difíceis é possível vivenciar uma escola de qualidade. Cabe ao gestor, promover espaços de diálogo, troca de experiências e motivação dos educandos para a participação ativa no ensino aprendizagem dos alunos.

 

3 Considerações Finais

 

Compreende-se que a jornada em busca de conhecimento é um caminho único e individual para cada profissional da educação. Embora as trajetórias possam diferir, todos compartilham um objetivo comum: aprender a aprender. Essa busca contínua pelo aprimoramento se reflete na missão do gestor escolar, que deve desempenhar suas funções com uma postura crítica e competente. O papel do gestor não se limita à administração da instituição, mas se estende à liderança e organização das atividades educativas, garantindo um ambiente propício ao desenvolvimento integral dos alunos.

O gestor educacional tem um papel essencial na gestão de instituições de ensino e também na EaD, atendendo as especificidades dessa modalidade, para garantir qualidade no processo educativo e nas ações relacionadas. As contribuições do gestor envolvem todo o âmbito educacional, o mesmo deve criar um bom vínculo de confiança com os professores, fazendo dos mesmos, parceiros na construção da escola, nos vínculos com a comunidade. Planejando e coordenando situações de aprendizagem com os docentes, na resolução de problemas, de pesquisas e de diálogos.

As bibliografias pesquisadas e registradas aqui proporcionaram um melhor entendimento sobre a forma com que o gestor atua dentro da instituição e qual o seu papel na contribuição de uma escola de qualidade.

É importante ressaltar que a partir do estudo realizado ficou claro que as atribuições do gestor são inúmeras, o mesmo precisa ter a presença de liderança, de coordenação, que são fatores indispensáveis na vida de uma equipe. O gestor precisa ter uma visão global da situação e que saiba aonde quer chegar, incentivando sempre o grupo para executar o que for proposto; apontando a direção do trabalho, apoiando o grupo durante a execução e levando cada um a superar suas dificuldades e limites. Foi entendido que o gestor precisa preocupar-se não só dos anseios de seus alunos, mas como dos professores e funcionários exigindo dele novas atenções, conhecimentos e habilidades.

 

4 Referências Bibliográficas

AKTOUF, Omar. A administração entre a tradição e a renovação. São Paulo: Atlas, 1996.

 

CRUZ, J. A. S.; et al. A utilização do e-learning como ferramenta na educação corporativa. In: 40º Congresso Brasileira de Ciências da Comunicação – Intercom. Curitiba, set. 2017.

 

FREITAS, A. S.; et al. O efeito da interatividade e do suporte técnico na intenção de uso de um sistema de e-learning. Revista de Ciências da Administração, v. 19, nº 47, p. 45-56, abr. 2017.

 

MILL, D. EaD e trabalho docente virtual: sobre tecnologia, espaços, tempos, coletividade e relações sociais de sexo na Idade Mídia. 2006. 322f. Tese (Doutorado em Educação) — Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais (FAE/UFMG), Belo Horizonte, 2006.

 

MOURA, A. P. Práticas de ensino-aprendizagem em ciências do consumo alimentar. In: MOREIRA, J. A.; VIEIRA, C. P. (coord.). E-learning no ensino superior. Coimbra: CINEP, 2017, p. 39-59.

 

ROCHA, M. M. S.; CAMPOS, A. F.; CARMO, R. B. Educação empreendedora: introdução à educação a distância: Didática do ensino superior, Metodologia de Pesquisa em Educação, 2007.

 

SILVA, E. P. da. A importância do Gestor Educacional na Instituição Escolar. Conteúdo, n. 2,2009.

 

SAMPAIO, Dulce Moreira. A pedagogia do ser: educação dos sentimentos e dos valores humanos . Petrópolis: Vozes, 2004.

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