Seção de atalhos e links de acessibilidade

Alunos da rede municipal assistem ao Espetáculo 'Mani'

  • Publicado em 20/08/2014

Fonte: Nélson Alves - Assessoria de Imprensa

Sob os olhares atentos de centenas de alunos das escolas municipais de Nova Olímpia, jovens atores do 'Projeto Teatro nas Escolas' e Grupo Hátores apresentaram o espetáculo 'Mani' no Cine Teatro Municipal, fazendo parte do programa de agendamento escolar.

As apresentações ocorreram nos dias 30 e 31 de julho no período da manhã e tarde, para 960 alunos das Escolas Municipais Sagrado Coração de Jesus, 13 de Maio, Cida Mozar e Renê Barbour.

O espetáculo, baseado no texto de Wanderson Lana do Grupo Faces de Primavera do Leste tem na direção o ator e diretor Thiago Smaykel e conta a história de Mani, uma jovem índia que por causa da cor de sua pele (branca) é rejeitada pelos demais índios de sua tribo por acreditarem que ela é amaldiçoada.

"Desde o nascimento de Mani, não chove e os indígenas a ela esse fato. Limpa e de coração puro ela decide partir em uma jornada para trazer a chuva de volta ao seu povo. No caminho Mani encontra muitos amigos. No final, descobre-se que não chovia em razão do racismo que havia na tribo e não pela cor de Mani, já que a sua cor, fora um presente de Tupã", conta o diretor, citando que o espetáculo finaliza com Mani virando uma mandioca. "De uma forma bem lúdica e folclórica, Mani é nada mais que a lenda do surgimento da mandioca, um dos principais alimentos dos indígenas", conclui Smaykel.

FICHA TÉCNICA - O Espetáculo Mani é uma produção Grupo de Teatro Hátores com participação do Grupo Teatro nas Escolas e tem no elenco:Matheus Mendes (Pajé), Eduarda Kopietz (Mani), Hellen de Paula (Mayara), Hernandes (Cachara), Thiago Smaykel (Cigarra),  Gabrielle Sales (Borboleta), Beatriz Sampaio (Amanacy), Gabriel Martins (Cigarra ajudante). Equipe de apoio: Adailton, Jean, Zé e  Matheus (contra regra), Gustavo Fanaia (Iluminação) e Thiago Smaykel (direção).

TEATRO NAS ESCOLAS - O projeto Teatro nas Escolas é desenvolvido pelo Departamento de Cultura da secretaria de Educação e atende pelo menos 80 alunos das redes Municipal e Estadual de Ensino. As aulas acontecem no Cine Teatro Municipal nas segundas e quartas-feiras nos períodos matutino e vespertino.

O projeto, segundo enfatiza a chefe do departamento de Cultura, Cristina Santos, tem uma importância fundamental na educação, pois permite ao aluno uma enorme gama de aprendizados podendo citar como exemplos, a socialização, a criatividade, a coordenação, a memorização, o vocabulário e muitos outros.

Privacidade