Rua Wilson de Almeida-Nº 259-S / Bairro Ouro Verde, Nova Olímpia, Cep:78.370-000
Fone:(65) 3332-1130 Atendimento: 07:00 às 11:00hrs e das 13:00 às 17h00 hrs

A ARTE DE RECICLAR TRABALHADA NA SALA DE AULA

 

A ARTE DE RECICLAR TRABALHADA NA SALA DE AULA

 

 

                                                                OLIVEIRA, Odair Dias de ¹

                                                                SILVA, Gleice A. de Souza²

                                                                SANTOS, Ione Dias de Oliveira³

 

 

RESUMO

 

            O presente artigo submetido ao grupo de trabalho do Ensino Fundamental na forma de pôster procura refletir sobre a educação em artes que visa um trabalho continuado em experiências com diversos materiais e técnicas, usufruindo do vasto campo dos materiais recicláveis, propondo assim as crianças um conhecimento pautado em um amplo conjunto de criação, articulação, percepção, imaginação e produção artística pessoal e grupal. É nesta linha que iremos apoiar nosso trabalho, buscando desenvolvê-lo com um dos vários materiais recicláveis existentes em nosso meio; o CD usado, tendo em vista que com essa ação estaremos sensibilizando os educandos para a importância de Reaproveitar, Reciclar e Reutilizar materiais que causam danos ao nosso meio ambiente. Para a reflexão procuramos fundamentação em Barbosa, PCN e Revista mundo jovem.

 

Palavras –Chave: Reaproveitar, Reciclar e Reutilizar

 

 

 

 

 

 

____________________________

1 Professor da Educação Básica, habilitado em Pedagogia pela UFMT (NEAD), pós-graduado em Gestão Escolar pelo Instituto Prominas. Email: odairoliveira6@hotmail.com. SEMECETEL Nova Olímpia.

 2 Professora da Educação Básica, habilitada em Pedagogia pela UFMT (NEAD), pós-graduada em Alfabetização e Letramento pelo Instituto Prominas. Email: gleiceaparecida01@hotmail.com. SEMECETEL Nova Olímpia.

 3 Professora da Educação Básica, habilitada em Pedagogia pela UFMT (NEAD), pós-graduada em Alfabetização e Letramento pelo Instituto Prominas. Email: idola13@hotmail.com. SEMECETEL Nova Olímpia.

 

Introdução

Em nosso dia a dia produzimos muito lixo de diversos tipos, seja em casa, no trabalho, na diversão. Esse lixo muitas vezes é descartado por nós causando danos ao meio ambiente.Isso portanto, faz parte do comportamento humano.

 Skinner, um dos principais expoentes da corrente comportamentalista (behaviorismo). Em seus estudos sobre os seres humanos e animais diz que o homem é visto como um ser passivo, governado por estímulos do meio externo. Propõe o condicionamento operante que envolve uma relação de ações do organismo sobre o meio que o cerca. Para ele toda aprendizagem é concebida como mudanças de comportamento.

Em sua teoria comportamentalista, o comportamento operante é considerado como sendo um processo de aprendizagem pelo qual uma resposta torna-se mais ou mais frequente – é reforçada.

 

O reforço pode se apresentar de duas maneiras: A) Reforço positivo quando uma criança executa algo certo e com isso é elogiada ou recebe um prêmio. B) Reforço negativo quando uma criança fala algo errado e o adulto repete dizendo que está errado e depois fala o certo. Nesse caso a criança reforçou a palavra errada. O reforço correto consiste em dar a resposta correta no momento imediato após ter registrado a resposta errada.

 

Portanto, para Skinner a punição não acabará por completo com o comportamento e sim fará com que ele apenas se tardie temporariamente. Para que se evite dar a punição, pode-se utilizar outras formas de enfraquecer o comportamento respondendo como pela extinção. Na extinção a resposta não será reforçada e sim ignorada havendo assim uma reação de frustração.

Diante de tais comportamento na sua rotina o ser humano necessita de estímulos para executar suas ações, tanto no campo ambiental, como nos campos econômicos e social.

No meio ambiente, tanto a reciclagem, a reutilização e o reaproveitamento podem reduzir a acumulação progressiva de resíduos, evitando a produção de novos materiais.

Quando falamos de resíduos sólidos, ou seja, de lixo, existem as dicas dos R’s. Entretanto, é necessário saber o que querem dizer:

Reciclagem é o processo de conversão de desperdício em materiais ou produtos de potencial utilidade. Permite reduzir o consumo de matérias-primas, de utilização de energia e a poluição do ar e da água, ao reduzir também a necessidade de tratamento convencional de lixo e a emissão de gases de efeito de estufa.

A reutilização consiste no reaproveitamento de um determinado material já beneficiado em outro, com características diferentes. Como exemplo da diferença entre esses conceitos, podem-se citar as reutilizações do papel e do vidro que, após passarem por este processo, não voltam a ter as mesmas características físico-químicas iguais às que tinham antes do beneficiamento.

Reaproveitamento significa transformar materiais descartados em novos produtos. Geralmente resíduos são plásticos, vidros, papéis, metal e entulhos da construção civil.

Ao colocarmos em prática os R’s estamos minimizando os impactos no meio ambiente, propiciando uma melhoria na qualidade de vida. Se o homem souber utilizar os recursos da natureza, poderemos ter, um mundo mais limpo e mais desenvolvido, conquistando o tão sonhado desenvolvimento sustentável do planeta e consequentemente colaborando para salvar o planeta terra.

Algumas características da disciplina de Artes

            Como uma área do conhecimento, a Arte nos possibilita, conteúdos necessários para fazer e compreender arte, bem como um estudo de saberes presentes na cultura e articulados pela linguagem verbal e não verbal, tendo como objeto específico o conhecimento estético.

            Na sua obra Ana Mae Barbosa fala que:

 

“Por meio da Arte é possível desenvolver a percepção e a imaginação, apreender a realidade do meio ambiente, desenvolver a capacidade crítica” ... Permitindo ao indivíduo analisar a realidade percebida e desenvolver a criatividade de maneira a mudar a realidade que foi analisada’’. (BARBOSA, 2003, p.18).

 

A educação em arte possibilita o desenvolvimento do pensamento artístico e da percepção estética, que propicia a cada indivíduo ordenar e dar sentido à sua experiência, desenvolvendo assim sua sensibilidade, percepção e imaginação.

Isto pode ocorrer em formas artísticas e na ação de apreciar e conhecer suas próprias formas, nas dos colegas, pela natureza e nas diferentes culturas.

                        Segundo o PCN:        

 

‘’ As aulas de Desenho e Artes plásticas assumem concepções de caráter mais expressivo, buscando a espontaneidade e valorizando o crescimento ativo e progressivo do aluno. As atividades de artes plásticas mostram-se como espaço de invenção, autonomia e descobertas, baseando-se principalmente na auto-expressão dos alunos.’’ (PCN 2001, p.26.)

 

  É nesta perspectiva que elaboramos um trabalho no qual os alunos vivenciassem um poucodo vasto campo dos materiais recicláveis,buscando desenvolvê-lo com um destes materiais recicláveis existentes em nosso meio, o CD usado.

Ressaltamos que com essa ação estaremos sensibilizando os educandos para a importância de Reaproveitar, Reciclar e Reutilizar materiais que causam danos ao nosso meio ambiente. Propondo assim as crianças um conhecimento pautado em um amplo conjunto de criação, articulação, percepção, imaginação e produção artística pessoal e grupal.

          O presente trabalho foi realizado na Escola Municipal de Educação Básica e Ensino Fundamental 13 de Maio em Nova Olímpia-MT, numa turma de 3º ano do 1º ciclo.

           Para a realização da aula foi exposto aos alunos o tipo de material a ser trabalhado buscando interesse dos mesmos para o trabalho. Os alunos relataram sua ansiedade para o trabalho, pois acreditavam que seria divertido, aprenderiam muito e que várias coisas pode-se fazer com o CD usado.

 Após introdução do assunto, houve a busca do material por parte dos alunos e dos professores, sendo que em seguida aconteceu um planejamento sobre o que seria realizado.

             Como suporte foram realizadas pesquisas na internet no laboratório de informática da escola, a qual foi de suma importância, pois os alunos puderam compreender melhor o conteúdo proposto.

            No momento de iniciar os trabalhos, foram apresentados aos alunos, materiais que seriam utilizados como: CDs usados, cola para E.V.A, tesoura, retalhos de E.V.A, bola de isopor, marcador para retro projetor, fita de cetim, barbante, retalhos de pano, papel cartão e lápis preto. Depois de instruídos, aos poucos os alunos começaram a produzir cada um usando e ousando no seu estilo.

            O trabalho teve a duração de 20 horas aulas e após o término das confecções de todas as peças, foram guardadas algumas amostras para apreciação dos trabalhos.

            Por meio de uma conversa informal, foi questionado aos alunos sobre suas experiências, destacando o que absorveram com o que foi estudado.

O momento foi muito proveitoso, pois cada aluno falou sobre sua experiência diante do trabalho e dos conhecimentos.

          Podemos concluir com esta atividade queo Ensino da Arte na escola pode contribuir para ampliar a capacidade dos alunos de dialogar, de tolerar, de se relacionar, de expressar suas experiências, dando significado e valores.

            O desenvolvimento dessa aula diferenciada permitiu-nos a constatação de que as expectativas por nós almejadas foram alcançadas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

REFERENCIAS BIBLIOGRÀFICAS

 

 

BARBOSA, Ana Mae. Inquietações e mudanças no ensino da arte. São Paulo: Cortez, 2002. BRECHT, Bertolt. San.

NACIONAIS, Parâmetros Curriculares: arte/ ministério da Educação. Secretaria da Educação Fundamental. -3. Ed.- Brasília: A Secretaria. 2001.

http://w.w.w.mundojovem.com.br/artigos/ desafios-do-ensino-de- artes.

Pt.wikipedia.org/wiki/Reciclagem cachedwww.suapesquisa.com/reciclagemcached

umaeducadora.blogspot.com/2010/11/skinner.html

http://sustentabilidade.sebrae.com.br/sustentabilidade/cartilhas/indústrias de Reaproveitamento de Resíduos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ANEXOS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Laboratório de Informática

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Confecções

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Resultado final