Rua Wilson de Almeida-Nº 259-S / Bairro Ouro Verde, Nova Olímpia, Cep:78.370-000
Fone:(65) 3332-1130 Atendimento: 07:00 às 11:00hrs e das 13:00 às 17h00 hrs

Alfabetização e Letramento


Ângela Romão Sobrinho e Antonio Veras Nunes

O presente artigo tem como objetivo enfatizar o conceito de alfabetização, letramento e analfabetismo.

Palavras chave: alfabetização – letramento e analfabetismo.

Alfabetização é letramento caminham juntos. É notório que nem todo sujeito letrado necessariamente é alfabetizado. Antes mesmo de a humanidade conhecer as letas (símbolos), o ser humano tinha sua maneira de comunicar, através das artes rupestres (desenhos em rochas e paredes). Todos entendiam essa maneira de comunicar. 

Pautando em Magda Soares (1998), pode dizer que “alfabetização” esta relacionada ao processo de aprendizagem de habilidades necessárias para os atos de ler e escrever. Já o “letramento” é o estado ou a condição do sujeito que incorpora práticas sociais de leitura e escrita.

Um sujeito alfabetizado e letrado é aquele que domina as práticas sociais de leitura, ou seja, entende o que lê e escreve.

O analfabetismo se refere aquele que não sabe ler e nem escrever. Não desenvolveu suas habilidades de leitura e escrita. Lembrando que analfabeto talvez seja um conceito do passado, porque todas as pessoas estão pautadas de variadas informações. Talvez uma pessoa que não saiba ler e nem escrever, através de suas experiências de vida, consiga desenvolver várias atividades importantes na sociedade. Existe atualmente o conceito de analfabeto funcional, aquele que vê, lê, mas não entende o processo, como se faz. Mas partindo do conceito analfabetismo podemos dizer que leem, mas não consegue entender o que leu.

Portanto alfabetização e letramento está relacionado a leitura e a escrita, o leitor lê, escreve e entende o que ler.