A Páscoa: Maior prova de amor

Professor: Antonio Veras Nunes (teólogo, pedagogo, historiador e Especialista em Educação Infantil e Alfabetização)

Professora: Angela Romão Sobrinho (pedagoga e Especialista em psicopedagogia e Gestão Escolar)

Resumo: afinal, o que é a Páscoa? Todos os anos comemoramos a Páscoa, mas nem todos sabem ainda o verdadeiro significado dessa festa tão importante.

Palavras chave: Páscoa – libertação – passagem- Jesus Cristo – solenidade- hebreus – ressurreição - Deus

A palavra Páscoa, vem do hebraico Pessach, significando passagem. É um evento religioso cristão, considerado por todas as igrejas cristãs como a maior e a mais importante do cristianismo. Na Páscoa, os cristãos celebram a Ressurreição de Jesus Cristo (Vitória sobre a morte), após a sua morte por crucificação (Sexta-feira Santa), isso ocorreu por volta do ano 33 d.C. A Páscoa é comemorada todos os anos não somente pelos cristãos, mas também pelos povos hebreus (judeus), que celebravam e ainda celebram a libertação, passagem da escravidão do Egito e entrada na Terra Prometida, isso por volta de 1250 a.C. Todos os anos, o povo Hebreu iam até Jerusalém para celebrar a Páscoa. Além, das orações levavam suas oferendas como forma de agradecimento a Deus. Para nós seguidores de Jesus Cristo, a Páscoa não é simplesmente uma festa qualquer: é a “Festa das Festas”, “Solenidade das solenidades”.

Para alguns, na sociedade atual, o significado da Páscoa está relacionado ao consumo. O comércio do ovo de chocolate leva muitos a fixar sua atenção no consumo desenfreado. Precisamos mudar essa maneira de pensar, de ver a Páscoa. Devemos lembrar que Jesus dou a sua vida pela salvação de todos. Ele espera que cada um de nós lute por uma sociedade melhor, onde os valores cristãos possam ser lembrados, e vividos na prática nossa de cada dia. A Páscoa é passagem da morte para a vida. Nas escolas, no trabalho, na rua onde estivermos devemos propagar a boa nova do Reino de Deus. Que veio para que todos tenham vida, e tenham em abundância. Para celebramos bem a Páscoa, a Igreja Católica no Brasil, promove todos os anos a Campanha da Fraternidade, onde é refletido, debatido um tema de importância social e religioso. Neste ano de 2012, o tema é: “Fraternidade e saúde pública” Lema: “Que a Saúde se difunda sobre a terra!” (Cf. Eclo,38,8).

O objetivo geral dessa campanha é promover uma ampla discussão sobre a qualidade, a realidade da saúde publica no Brasil e das politicas públicas da área, isso para contribuir na qualificação, no fortalecimento e na consolidação do Sistema Único de Saúde em vista da melhoria da qualidade dos serviços a população brasileira.

Feliz Páscoa a Todos!

Bibliografia

Fonte: http: // www.portalkairos.net / campanhadafraternidade/default.aspixzz142Cejd2d

Catecismo da Igreja Católica. A Páscoa de Jesus. Editora Vozes, ano 1992.