Rua Wilson de Almeida-Nº 259-S / Bairro Ouro Verde, Nova Olímpia, Cep:78.370-000
Fone:(65) 3332-1130 Atendimento: 07:00 as 13:00 horas

Modelos de Ensino Híbrido: Rotações por estação, Modelo virtual enriquecido, Modelo Flex e Modelo a lá carte

O presente artigo tem como objetivo definir o que é Ensino Híbrido e os modelos de ensino nessa nova modalidade.

Palavras chaves: Covid-19, Coronavírus, escola, educação, Ensino Hibrido

 

  1. Introdução

No momento atual em que vivemos com a Pandemia da Covid-19, tivemos mudanças no comportamento social. A sociedade foi adequando as novas medidas de segurança para evitar o contágio do Coronavirus.                                                   Com o distanciamento social, a educação escolar teve que se adequar aos protocolos conforme a orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS).  Os decretos estadual e municipal seguiram as normas da OMS, isso foi importante para a conscientização da população em geral.                                                            Os Sistemas Educacionais tiveram que organizar o currículo com o novo modelo de educação remoto. No nosso Município de Nova Olímpia, os professores planejaram o material de forma apostilado, onde os pais ou responsáveis iam até a unidade escolar para retirar o material, semanalmente.                                      Os professores atendiam seus alunos através do aplicativo WhatsApp e online. A SEMECETEL organizou o ensino remoto, com objetivo de atender bem os nossos alunos moradores da zona urbana e rural. Todos se envolveram para que tudo desse certo.                                                                                            A partir de agosto estaremos atendendo nossos alunos em sala de aula através do Ensino Hibrido. Cada semana serão atendidos 50% dos alunos. As turmas foram divididas em A e B.  Enquanto um grupo estuda presencial durante a semana, o outro grupo receberá material orientado pelo professor para estudar em casa.

2. O QUE É ENSINO HIBRIDO?

Pode-se dizer que o Ensino Híbrido é uma das maiores tendências educacionais do século XXI. A metodologia do Ensino Híbrido objetiva aliar métodos de aprendizado online e presencial.                                                              Percebe-se que na sociedade atual, as crianças utilizam as novas tecnologias através dos computadores, smartphones, tablets, etc, cada vez mais cedo. Por isso, é necessário que as escolas, faculdades e outras instituições de ensino busquem utilizar cada vez mais ferramentas online, com objetivo de potencializar o ensino das crianças, adolescentes, jovens e adultos. O Ensino Híbrido é responsável por potencializar essa experiência educativa, através dos métodos online e offline.                                                                                                  As escolas devem estar cientes de que essa metodologia não se resume em colocar computadores e novas tecnologias na frente dos alunos. É necessário aplicar as novas técnicas e manter os estudantes sempre sob a supervisão de um profissional. Por isso, o Ensino Híbrido orienta as instituições a refletirem e organizarem as salas de aula, o planejamento pedagógico para que o ensino seja de qualidade.

3- MODELOS DE ENSINO HÍBRIDO.

Pode-se afirmar que Ensino Híbrido é uma forma inovadora de pensar a educação por meio da união das vantagens do Ensino Tradicional às do ensino online, desenvolvendo alunos mais engajados no processo de aprendizagem de acordo com as novas necessidades dos estudantes dentro do contexto socioeducativo.

a) Os modelos de Ensino Híbrido são:

Rotação: No Brasil os modelos de rotação são os mais conhecidos e fáceis de serem implementados. Eles são divididos em: rotação por estação, laboratório rotacional, sala de aula invertida e rotação individual. Nesse modelo rotacional o professor deve especificar os objetivos educacionais a serem alcançados e elaborar atividades independentes para que os alunos possam desenvolver sozinhas ou em grupos. No final de cada rotação, o professor verifica se a aprendizagem e os objetivos foram alcançados e revisa os pontos que ainda não foram desenvolvidos. O ensino on-line passa ser o mais efetivo na busca e transmissão de informações. As salas de aula passam a ser chamadas de estúdios de aprendizagem onde a colaboração é motivada. 

Flex - No modelo Flex, o ensino on-line é a base da aprendizagem. Os professores são mediadores que auxiliam os alunos em suas dúvidas, nos roteiros de estudos, na elaboração de projetos, motiva os alunos para a discussões referentes aos temas estudados. As escolas que adotam esse modelo flex, devem ter um laboratório de informática muito bem equipado com internet para que os alunos possam realizar suas atividades. O desempenho dos estudantes é gerenciado numa plataforma on-line. Os tutores podem intervir quando achar necessário. 

À la Carte -  Nesse modelo, a escola física tradicional está presente, porém os critérios de algumas disciplinas são feitos inteiramente on-line, escolhido pelo aluno. O aluno pode optar por um curso de espanhol ou português em intervalos dentro ou fora do horário escola. 

Virtual Enriquecido - No modelo Virtual Enriquecido, as atividades presenciais não acontecem todos os dias da semana e grande parte dos estudos são feitos em cursos on-line, com tutores virtuais, responsáveis pela disciplina. O professor organiza as atividades na escola de acordo com o desempenho dos alunos. O desempenho do aluno é acompanhado por tutores especialistas que orientam de forma individualizada cada aluno.

          Portanto, o Ensino Hibrido, pode ser definido como um programa de educação formal, no qual o aluno tem autonomia de ir além da sala de aula.  O professor tem a missão de orientar, estimular os estudantes na busca do novo conhecimento.

REFERÊNCIAS

https://tutormundi.com/blog/como-escolher-entre-modelos-de-ensino-hibrido. Acesso em: 01/06/2021.

Portal Papo Docente. Prof. Me. Marlon Richard Alves Pillonetto. Ensino hibrido na prática: estratégias para a aplicação na Educação Básica. Julho de 2021.

https://escolasdisruptivas.com.br/metodologias-inovadoras/ensino-hibrido-o-que-e-e-como-pode-ser-usado-na-escola. Acesso em 27/07/2021.

 

Antonio Veras Nunes

Angela Romão Sobrinho Nunes

Rosiane Veras Secretti