O lugar onde moro

OLIVEIRA, Odair Dias de²

SANTOS, Ione Dias de Oliveira³

RESUMO

O presente artigo vem relatar o trabalho da sequência didática, com alunos do 1º e 2º Ciclo do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Educação Básica “13 de Maio” do município de Nova Olímpia – MT, relacionado ao tema: O lugar onde moro. A perspectiva do trabalho é proporcionar aos alunos a valorização da história local e incentivando-os a localizarem-se dentro do seu estado e do seu país, tendo assim um contato mais próximo com a história do seu município. Esse é o ponto de partida para o processo de formação do cidadão crítico e do agente histórico.

Palavras-chave: História. Valorização. Formação.

___________________________

[1] Professora da Educação Básica, habilitado em Pedagogia pela UFMT (NEAD), pós-graduada em GestãoEscolar pela Faculdades Integradas de Várzea Grande- FIAVEC.

2 Professor da Educação Básica, habilitado em Pedagogia pela UFMT (NEAD), pós-graduado em Gestão Escolar pelo Instituto Prominas. Email: odairoliveira6@hotmail.com

3Professora da Educação Básica, habilitada em Pedagogia pela UFMT (NEAD), pós-graduada em Alfabetização e Letramento pelo Instituto Prominas. Email: idola13@hotmail.com

Introdução

O trabalho com a turma do 1º Ano foi iniciada com a história do município desde o surgimento através do recurso multimídia. Na ocasião foram destacados pontos importantes da história do município mediante slides de como era e como esta a cidade atualmente.

Logo após, foram trabalhadas propostas de atividades interdisciplinares voltadas ao tema, tendo como resultado um aprendizado favorável.

Para concluir a turma produziu um texto coletivo sobre o conhecimento adquirido sobre o município.

Nesta perspectiva, o tema abrangeu todas as turmas da escola, consolidando trabalhos significativos.

Desse modo, durante a semana do aniversário da nossa cidade, trabalhamos a sequência didática sobre a História do município com as turmas de 5º Ano. No período foi trabalhado várias atividades.

No primeiro momento foi exposta a história de Nova Olímpia no data show na sala de aula. Trabalhamos a leitura para compreensão de como surgiu o nosso município, passando todos os principais fatos ocorridos.

O trabalho foi desenvolvido da seguinte forma: utilizamos os mapas de Nova Olímpia, Mato Grosso e Brasil. No mapa do município foi pedido aos alunos que localizassem as cidades que fazem divisa com o nosso, sua localização no estado, país e região a qual pertence.

A partir do nome das cidades vizinhas, foi pedido aos alunos que formassem frases e também fizessem produções de texto, trabalhando os gêneros estudados no semestre.

Em outro momento os alunos receberam a letra do Hino de Nova Olímpia, onde eles leram e cantaram várias vezes. Após feito isso, os alunos realizaram uma pesquisa sobre o significado de palavras que não conheciam.

Explorando a área de matemática, foi trabalhado as datas (fundação, criação do município (Lei), área, limites, distância da capital, população.

Utilizamos esses dados para explorar as quatro operações e trabalho com tabelas e gráficos.

O trabalho se mostrou eficaz, visto que foi perceptível a satisfação dos alunos ao desenvolver as atividades propostas com o tema trabalhado que trouxe enriquecimento do conhecimento que eles já tinham sobre nosso município.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Ao iniciar uma sequência didática e desenvolver reflexões e atividades com a história de um município, entendemos que um trabalho efetivo ajuda na construção de valorização da história local.

Sendo assim, é um ponto de partida para esse processo de formação do cidadão crítico e do agente histórico.

São trabalhos como esse que fazem com que a escola proporcione momentos de prazer aos alunos fazendo com que eles aumentem a sede pelo saber.

Referencias Bibliográficas

(© 2016 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística)

Site da Prefeitura:

www.novaolimpia.mt.gov.br