Publicado em: 31/10/2017 ás 07:50:00 Autor: Assessoria/Prefeitura

O planejamento da gestão financeira ou a programação financeira e bem como a avaliação em toda a entidade, com objetivo de promover o aprimoramento da governança e da gestão do município e de suas políticas públicas, foram o foco de mais uma capacitação direcionada aos controladores internos dos municípios, por meio do Programa Aprimora do Tribunal de Contas de Mato Grosso.

A oficina acontece em outubro e novembro e vai atingir todos os 141 municípios do Estado. Na etapa de outubro, o controlador interno de Nova Olímpia, Nelson Alves participou da oficina no período de 17 a 20.

Na oficina Nível de Entidade foram abordados temas que abrangem a cultura da organização e a consciência de controle das pessoas que nela trabalham. Já na de gestão financeira, a capacitação levantou os diversos riscos na gestão dos recursos financeiros, tais como: fluxo de entradas e saídas nas contas municipais, pagamentos sem amparo do processo orçamentário, pagamentos de credores fictícios, saídas não registradas no sistema de administração financeira orçamentária, contas utilizadas não oficiais (caixa 2), movimentação sem registro, entre outros.

Segundo o controlador, o conhecimento apreendido será aplicado em 2018, nas auditorias para verificar os pontos mais vulneráveis e quais deles serão incluídos em uma matriz de riscos e controles a ser regulamentada pelo TCE. “Essa foi a quinta capacitação do Programa Aprimora do TCE, com objetivo de melhorar o controle interno e, por fim, prestar serviços públicos aos cidadãos. Já foram realizadas capacitações e auditorias internas nas áreas de gestão de medicamentos, alimentação escolar, gestão de frotas e contratações públicas”, informou.